Sobre

O Projeto Costão Rochoso tem como objetivos gerar dados da dinâmica, ecologia e biologia da biodiversidade dos ecossistemas marinhos de costões rochosos e suas inter-relações com a atividade humana. O projeto atua no monitoramento de peixes, tartarugas, corais e demais invertebrados fornecendo informações fundamentais para à gestão marinha. Outros objetivos norteadores do projeto são as ações de educomunicação ambiental onde aproximamos a comunidade dos valores históricos e funcionais, no contexto das pesquisas científicas, das técnicas de manejo e da sensibilização sobre a conservação dos recursos marinhos.

Área de atuação

Nossas pesquisas estão associadas ao ecossistema costão rochoso. Como o nome indica, é uma zona onde um afloramento de rocha encontra o litoral, sendo muito comum em toda a região sudeste do Brasil. É uma zona de transição entre o ambiente terrestre e o ambiente marinho, estando sujeito a ondas, marés, vento, chuva e sol. Por ser um ambiente dinâmico e de alta energia, a biodiversidade associada aos costões é muito adaptada. Tais ecossistemas contêm uma alta riqueza de espécies com grande relevância econômica e alimentar, sendo utilizados por comunidades humanas em ambientes costeiros desde o tempo dos sambaquis até os dias de hoje. e são esses os compartimentos abordados pelo Projeto Costão Rochoso: 

Em suas pesquisas, o Projeto Costão Rochoso aborda temas relacionados ao ambiente, aos múltiplos usos feitos pelas comunidades humanas e ao monitoramento da biodiversidade. Atualmente o projeto tem o foco dentro da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. Belezas naturais exuberantes compõem o cenário de uma das UCs mais visitadas do Brasil, lar de uma comunidade pesqueira com conhecimentos tradicionais centenários e uma biodiversidade notável dentro e fora d’água.

Últimas notícias

Oficina de Resgate e Primeiros Socorros à Fauna Marinha

Novo artigo mostra onde cada espécie de budião prefere repousar durante a noite

Curso capacita agentes de turismo náutico em Arraial do Cabo/RJ