No dia 1º de setembro de 2024, o Projeto Costão Rochoso e a Coordenadoria de Guarda-Vidas de Arraial do Cabo promoveram uma Oficina de Resgate e Primeiros Atendimentos à Fauna Marinha. O treinamento, realizado na sede da Secretaria de Segurança, contou com a participação do Instituto Albatroz, responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BC/ES) da Petrobras na região.
A oficina, que atendeu a uma demanda dos guarda-vidas, contou com a participação de 25 profissionais. Eles foram introduzidos ao Projeto Costão Rochoso e instruídos sobre a biologia e ecologia das tartarugas marinhas, além dos procedimentos de monitoramento realizados pelo projeto. A equipe do Instituto Albatroz, formada por técnicos e uma médica veterinária, demonstrou técnicas de resgate e primeiros atendimentos para tartarugas, aves e mamíferos marinhos aos guarda-vidas, que frequentemente se deparam com esses animais encalhados na praia.
A parceria entre os projetos, os guarda-vidas e a população em geral é fundamental para a proteção da fauna marinha. O acionamento rápido das equipes de resgate ao identificar animais encalhados, vivos ou mortos, é essencial e pode ser feito pelo telefone 0800 991-4800.