Projeto Costão Rochoso e Projeto Budiões realizam atividades em conjunto na Região dos Lagos

Na última semana de março, uma equipe do Projeto Budiões esteve na Região dos Lagos no Rio de Janeiro para realizar a avaliação da assembleia de peixes, com foco nos budiões, e da comunidade bentônica em costões rochosos de Arraial do Cabo e Cabo Frio. Esta atividade faz parte de um esforço que o Projeto Budiões vem realizando em vários locais ao longo da costa para tentar entender a distribuição das espécies de budiões nos recifes brasileiros. Aqui no Rio de Janeiro, os esforços se concentram na Região dos Lagos e claro, é realizada em parceria com o Projeto Costão Rochoso. 

Foram cinco dias de muitos mergulhos e atividades subaquáticas. No total, os seis pesquisadores visitaram seis pontos de Arraial do Cabo e seis em Cabo Frio, totalizando mais de 100 mergulhos. No primeiro dia, os pesquisadores visitaram a Pedra Vermelha, o Maramutá, a Ilha de Porcos, e ainda o Anequim e a Praia do Forno, onde a equipe do Projeto Costão Rochoso realizou o monitoramento da saúde de corais. O segundo dia foi a vez da Ilha do Pontal, Graçainha e Saco do Cherne. Infelizmente a ressurgência deu as caras durante a semana, e a água estava mais gelada do que o esperado, mas nada que tenha impossibilitado o trabalho. Terminada a amostragem em Arraial do Cabo foi a vez de ir para Cabo Frio. Foram mais dois dias mergulho nas ilhas de Cabo Frio e mais seis pontos amostrados: sendo 3 pontos na ilha comprida (Ponta Sul, Parte de Terra e Enseada do Miranda) e três na ilha do papagaio (duas enseadas e Saco do Mimi) 


No fim, a expedição conjunta foi um sucesso tanto pela coleta de importantes dados científicos sobre os budiões e outros peixes recifais, mas principalmente pela soma de esforços desses dois projetos na luta pela conservação de toda a enorme biodiversidade encontrada nos costões rochosos da Região dos Lagos.