Recentemente foi publicado na revista Fishes um estudo realizado por pesquisadores do Projeto Costão Rochoso e do Projeto Budiões que avaliou em quais locais dos costões rochosos os budiões preferem dormir.
Budiões são espécies muito importantes para a manutenção da saúde e bom funcionamento dos ambientes recifais. Apesar disso, são alvo de pesca em todo o mundo, o que pode causar efeitos em cascata e alterar toda a estrutura e funcionamento dos recifes. Esses peixes são particularmente vulneráveis durante o período noturno, já que podem ser facilmente avistados nos costão rochosos enquanto descansam. Por conta disso, buscamos entender as escolhas pelo local de descanso das diferentes espécies de budião nos costão rochosos de Arraial do Cabo.
Foram utilizados mergulhos autônomos noturnos e telemetria acústica para determinar as preferências dos locais e habitats de repouso das diferentes espécies de budiões em Arraial do Cabo. A telemetria mostrou que os indivíduos voltam sempre para a mesma região dos costão noite após noite para repousar. Já os mergulhos revelaram em detalhes os habitats em que cada espécie prefere dormir: algumas espécies repousam em áreas mais rasas e passam a noite abrigadas em tocas, outras repousam em áreas mais profundas, próximas aos bancos de areia e ficam fora de tocas, enquanto outras secretam um casulo de muco que as torna ‘invisíveis’ a predadores e parasitas!
Além de gerar novas informações sobre o uso de hábitat e ecologia das espécies de budiões brasileiros, esses resultados são muito importantes para a conservação dessas espécies e para os gestores ambientais promoverem ações de manejo e proteção mais eficientes de forma a proteger as espécies de budião.
Para ler o artigo completo (em inglês), basta entrar neste link: https://www.mdpi.com/2410-3888/9/10/370